Qual o seu preferido?

Quem é que gosta de aliar uma boa aventura à natureza e descoberta de sítios com uma paisagem deslumbrante?

Em Portugal continental, existem, atualmente, 13 Parques Naturais, que se espalham de norte a sul do país.

Hoje trazemos-lhe 5 propostas para passar o seu fim-de-semana, longe das multidões e em contacto com a Natureza.

Se ainda não conhece todos, continue a ler.

1.       Parque Natural do Vale do Guadiana

São 70 mil hectares de vegetação atravessada por cursos de água, que se estendem pelos concelhos de Mértola e de Serpa. Uma paisagem que convida a um passeio.

As serras da Alcaria e de São Barão são os pontos mais altos do Parque Natural do Vale do Guadiana, e dali consegue-se ver todos os vales encaixados no rio e a serra algarvia à espreita.

2.       Parque Natural da Serra da Estrela

O parque natural da Serra da Estrela possui o ponto mais elevado em Portugal Continental, com a altitude de cerca de 2.000 metros.

A Serra da Estrela tem encanto todo o ano, quer seja no inverno, quando a neve preenche a montanha, quer seja no verão, quando a paisagem ganha uma nova vida à descoberta das riquezas naturais do ponto mais alto de Portugal Continental.

Dos penedos graníticos, aos prados e lagos, passando por a Lagoa Comprida ou o Covão dos Conchos, existem muitos pontos para visitar nesta região.

3.       Parque Natural do Douro Internacional

A Região Demarcada do Douro tem uma extensão com cerca de 250.000 hectares ao longo do Rio Douro e de seus afluentes, entre Barqueiros e Barca d’Alva.

O que não faltam são boas razões para visitar a região do Douro. Os desfiladeiros monumentais com as rotas ligadas à cultura do vinho, as belas albufeiras que ficam na passagem de vários trilhos que conduzem por terras onde o mirandês ainda se faz ouvir.

4.       Parque Natural da Serra de São Mamede

Dos castelos espalhados pelo território, aos vestígios rupestres, onde a história se cruza com a vegetação exuberante e fauna local.

É a maior cadeia montanhosa abaixo da linha do Tejo e está no centro do espírito alentejano.

5.       Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Local que acolhe a famosa Rota Vicentina (https://comprar.allianz-assistance.pt/content/23/pt/calcular-valor-seguro-viagem), o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Pelo caminho vêem-se inúmeros habitats naturais, compostos por áreas de água doce, charnecas, matos e florestas. Porém, é na zona costeira que esta reserva vai buscar maior encanto, com bonitas arribas e falésias, praias, dunas e barrancos.

Qual a sua próxima paragem?