5 rituais de passagem de ano à volta do Mundo

Das passas à roupa interior, do dinheiro no bolso à meia-noite em cima da cadeira. Há rituais de passagem de ano para todos os gostos e que diferem de país para país, e que pode querer adotar já para a sua entrada em 2020. Fique a conhecer estas superstições de ano novo que pautam o Réveillon um pouco por todo o mundo.

1.       Colômbia

Está sedento de viajar e conhecer novos lugares e novas culturas? Aqui tem o ritual ideal. Na Colômbia, as pessoas passam o dia 31 de Dezembro sempre com um trolley, para atraírem um ano novo repleto de viagens. Se quer que 2020 seja assim, o melhor é mesmo seguir o exemplo do povo colombiano!

2.       Dinamarca

Na Dinamarca, parte-se a louça toda. Literalmente. Os dinamarqueses partem pratos e copos contra as portas dos vizinhos para afugentar os maus espíritos que possam estar dentro da casa. Diz-se também que quanto mais cacos estiverem à porta, melhor e mais próspero vai ser o novo ano para a família que lá habita. Está pronto para começar esta tradição em Portugal?

3.       Brasil

Na noite de passagem de ano, os brasileiros oferecem flores brancas à Deusa do Mar, atirando-as para o oceano, na crença de que ela lhes poderá realizar os seus desejos para o novo ano. O branco, aliás, é presença obrigatória nas celebrações de ano novo no Brasil, com as pessoas a usarem peças de roupa branca na passagem de ano. Será que está pronto para experimentar estes rituais?

4.       África do Sul

E se tivesse um micro-ondas pronto a ir para a reforma? Na África do Sul, a tradição de ano novo é deitar eletrodomésticos fora pela janela. Os sul-africanos acreditam que assim renovam a energia dentro da sua casa, desfazendo-se do velho e dando lugar à novidade, como se fosse uma premonição para o ano novo. Se tiver um eletrodoméstico em más condições, talvez queira experimentar esta tradição africana!

5.       Grécia

Na Grécia, a cebola é considerada um símbolo de renovação e, por isso, os gregos penduram-na nas portas das casas na véspera de ano novo, deixando-a lá durante a noite. Na manhã seguinte, a cebola é retirada e as crianças são acordadas com um toque da cebola na testa, para que a renovação preencha o ano que acaba de começar. Vai dar início a esta tradição em Portugal?

Estes são alguns dos rituais de ano novo que existem um pouco por todo o mundo. Mas pode descobrir muito mais aqui. Caso queira experienciar estas tradições em primeira mão, não se esqueça de viajar em segurança