O verão começa a despedir-se e o outono chega com novas cores, temperaturas mais frias e algumas chuvas. Felizmente, Portugal é conhecido por ter um dos climas mais amenos da Europa, permitindo ainda explorar novos locais e tradições.
Ao falar do outono em Portugal falamos, também, de momentos festivos como feiras e festivais gastronómicos, principalmente as vindimas e a celebração das castanhas com a chegada do São Martinho. É tradição no dia 11 de novembro realizar o Magusto - conhecido por se assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.
Há, portanto, muito a conhecer! Sugerimos, assim, alguns sítios do país onde pode aproveitar o outono.
Antes de viajar, coloque-se a par da situação relacionada com o Covid-19 no local de destino.
Minho e Trás-os-Montes - Parque Natural do Alvão e as Fisgas do Ermelo
O Parque Natural do Alvão é um dos lugares que se torna ainda mais apelativo no outono, pelas florestas, rios e lagoas que a envolvem com cores mágicas. As Fisgas do Ermelo são o ponto fulcral do Parque por serem a maior queda de água de Portugal e pelos seus trilhos.
Guimarães – Além do Castelo e das ruas históricas? Monte da Penha!
Conhecida pelo sítio “onde Portugal nasceu”, a cidade berço do país é ideal para visitar em qualquer altura do ano. Apesar do frio no outono, esta cidade ganha um gosto especial devido às cores douradas em redor do castelo e às ruas da cidade histórica que caracterizam Guimarães. Quem passa por Guimarães não consegue ficar indiferente ao Monte da Penha. É um miradouro natural que permite passeios e caminhadas na natureza, conta com os famosos penedos de granito cobertos de musgo onde existem túneis e grutas apertadas, e tem uma bela paisagem natural através das árvores e folhas que estão caídas no chão.
Serra da Estrela – Manteigas é o sítio ideal para passeios a pé através da Rota das Faias!
A Serra da Estrela está sempre associada à neve, mas sabia que a maior revelação de cor no outono é através dos bosques de faias em Manteigas? A Rota das Faias é um trilho pedestre que, além disso, é também uma experiência sensitiva muito interessante, que capta a atenção das pessoas através da vegetação com tons dourados e cheiros, da agricultura e da pastorícia, proporcionando-lhe um belo passeio onde ficará a conhecer a serra, as suas gentes e os seus costumes.
Gerês - Parque Nacional do Gerês e a sua riqueza paisagística!
O Parque Nacional do Gerês é mais um parque que vai enfeitiçar os seus olhos no outono. O parque proporciona atividades tais como passeios pedestres, passeios a cavalo, passeios de barco, canoagem, campismo e observação de animais.
No Gerês, é fundamental falar das magníficas cascatas para os mais aventureiros. São maravilhosas e transmitem um sentimento de paz e descanso, tornando-se uma ótima opção para relaxar e apreciar a paisagem. Calçado confortável é fundamental.
Para além do Parque, é possível visitar várias aldeias a caminho, sendo a Vila do Gerês um exemplo. Esta vila caracteriza-se pela simpatia das pessoas, pelo artesanato e pelas termas.
Por fim, existem também outras serras em Portugal que pode (e deve) visitar no Outono, como por exemplo a Serra da Arrábida e a Serra de Sintra..
Já visitou algum destes locais? Qual o seu preferido? E que outras sugestões gostaria de partilhar connosco?
Devido à situação que estamos a viver, por favor recorde-se de ler sobre a situação do Coronavírus no local de destino. Procure sempre fontes de informação oficiais e acompanhe a situação do Coronavírus através de entidades como a Direção-Geral de Saúde (DGC), a Organização Mundial de Saúde (WHO) ou o Centers for Disease Control and Prevention (CDC).